CONHEÇA NOSSO PICADEIRO

Dados Gerais
A escola de circo de Wenceslau Braz foi fundada em 2003 é um projeto social destinado a crianças e adolescentes carentes da cidade de Wenceslau Braz, a escola oferece, de forma gratuita, aulas de circo social onde os alunos aprendem valores sociais, familiares e culturais através da arte circense, conheça alguns dados:
 Mais de 16 modalidades ensinadas: trapézio, acrobacia, malabarismo, tecido acrobático, cama elástica, monociclo, corda bamba, perna de pau, bola de equilíbrio, rola rola dentre outras.
 Mais de 20 apresentações na região para centenas de pessoas nos últimos 2 anos.
Mais de 5000 crianças e adolescentes atendidos nesses 13 anos de funcionamento ininterruptos.

Único projeto social de circo na região no Norte Pioneiro do Paraná, apoiado totalmente por uma prefeitura municipal.O projeto começou em 2004 de forma independente, e logo após a prefeitura municipal, reconhecendo o potencial do projeto, começou a apoiar a iniciativa cedendo um local próprio para a realização das aulas com estrutura de segurança e comodidade para os alunos e professores.
Nossa metodologia abrange conhecimentos em arte circense, teatro e a pedagogia social, o coordenador possui formação em Pedagogia, portanto vincula as aulas com a realidade de cada aluno dentro da escola, auxiliando também no desenvolvimento escolar.
Os benefícios motores, físicos e pedagógicos estão presentes no CEPI (Circo Escola Picadeiro) através da prática do malabarismo, por exemplo, que melhora a concentração e o desenvolvimento em áreas exatas como cálculos, noção de espaço, tempo e ritmo. As acrobacias e equilíbrio melhoram a capacidade respiratória, a escrita, o condicionamento físico e a liberação da adrenalina própria das crianças e adolescentes.
            Todos os exercícios têm acompanhamento técnico e instrução individual de acordo com a compreensão e evolução de cada um, antes da prática os professores explicam a técnica correta de cada aparelho, evitando acidentes, machucados e exercícios feitos de forma errada.
Também são feitas atividades fora do espaço do Circo Escola como passeios e visitas a circos e projetos culturais na região, uma forma de enriquecer ainda mais a metodologia do projeto.
Junto com as aulas são desenvolvidos momentos de conversas informais onde são tratados de valores sociais, educacionais e familiares. O respeito e o trabalho em equipe são valorizados e incentivados através de exercícios e jogos desenvolvidos nas aulas.
Em contrapartida, os alunos se apresentam em eventos do município e comemorações em cidades vizinhas, mostrando assim, o que aprendem no Circo Escola Picadeiro, tanto as aulas quanto as apresentações que são divulgadas no blog e na página do facebook para sempre manter pais e comunidade informados de tudo que se passa no projeto, com muita seriedade e transparência. 
Cunho Social
Paralelo ao aspecto social do projeto, valoriza-se também o caráter artístico onde os alunos aprendem sobre a história, técnica e vivência do circo, a cada 2 meses ou em tempo menor são realizadas apresentações em escolas, comunidades e cidades vizinhas, para assim mostrar o trabalho aprendido no circo escola.
Também são desenvolvidos projetos de socialização como: plantio árvores, conscientização no trânsito, trabalho contra as drogas, ações que colocam o momento social do projeto em prática fora dos limites do Picadeiro, levando para a comunidade o que se é ensinado lá dentro.     
Objetivos
*Atender crianças, adolescentes e adultos residentes no município matriculadas regularmente no sistema de ensino púbico ou particular;
*Iniciar a arte circense por meio de brincadeiras e atividades físicas como forma lúdica de entretenimento e até mesmo como fonte de renda;
*Criar apresentações personalizadas para datas comemorativas e eventos municipais bem como a montagem de espetáculos culturais para a divulgação do projeto na cidade e na região.
Modalidades
            O Circo Escola Picadeiro trabalha com todas as modalidades presentes num circo, os níveis para cada modalidade são: iniciante, médio e avançado.
·         Preparação corporal: Aquecimento, alongamento, exercícios aeróbicos e musculação.
·         Aéreos: Trapézio, lira e tecido acrobático.
·         Acrobacias: Cambalhotas, estrelas, parada de mão, pirâmide humana, saltos em solo, trampolim e cama elástica.
·         Malabares: Bolinhas, claves, argolas, devil stick, diabolôs, prato chinês, swing poi.
·         Equilíbrio: Arame, bambu de equilíbrio, rola-rola, perna de pau, monociclo, bola de equilíbrio.
Teatro: Expressão corporal, teatro de fantoches, jogos teatrais, mímica, expressão facial, voz e corpo.
Todos os equipamentos utilizados para as aulas, com o tempo vão se desgastando, portanto se faz necessário a manutenção ou substituição de alguns aparelhos e materiais como bolinhas, argolas, claves, manutenção de monociclo, arame esticado, molas da cama elástica cintos de segurança dentre outros, essa manutenção é feita pelos instrutores.
Circo é uma modalidade que oferece riscos e acidentes como qualquer outro esporte, no Picadeiro todas as modalidades são acompanhadas pelos instrutores, sempre com colchonetes de amortecimento e cinto de segurança para os equipamentos aéreos, cama elástica e arame. O cuidado com a integridade física e a segurança os alunos é fator de primeira importância no CEPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário